segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Wicked, o Musical


Wicked é um musical da Broadway que conta a história da maléfica bruxa do Oeste de Oz. É baseado no livro spin-off de Gregory Maguire de nome Wicked – Maligna (Clique AQUI para saber mais sobre este livro).

A história começa bem antes da chegada de Dorothy a Oz, com o nascimento de Elphaba, ou famosamente conhecida como a Maléfica Bruxa do Oeste. Isso mesmo, estamos falando daquela bruxa verde, aquela que foi derrotada por um balde de água. Chegou a hora de conhecer porque ela ficou "Má".
Mas além de focar em Elphaba, conhecemos as histórias das outras bruxas e dos outros personagens, como Glinda a bruxa Boa, o homem de lata, o leão e até do próprio mágico que de bondoso não possui praticamente nada.
Maguire usou umas das personagens que mais assombrou o público infantil e mostrou o lado dela da história. É como dizem, a história é sempre contada pelo lado vencedor, por isso é bom sempre ouvir os dois lados. E admito, depois de conhecê-la melhor, sou uma fã incontestável da Elphaba.

Wicked ganhou os palcos da Broadway pela primeira vez em 30/10/2003, com elenco original tendo Idina Menzel como Elphaba e Kristin Chenoweth como Galinda (Glinda). E desde então a peça está em cartaz, fazendo tour nacional, além de versões em São Francisco, Chicago, Los Angeles, Londres, Tóquio e Osaka (Japão), Sydney e Melbourne (Austrália) e Sttutgart e Oberhausen (Alemanha).
Embora não tão infantil como o filme de 1939, as crianças ficam encantadas. Alguns encontros assustadores com os macacos voadores, algumas alusões ao palco da violência e da morte de um personagem pode ser um pouco demais para as crianças, mas o show tem quebrado recordes de venda de bilhetes através da oferta de diversão em geral, recomendado para toda a família.

É uma história que fala antes de tudo sobre preconceitos, e como eles podem ser terríveis para a formação da autoestima e do carater. Também mostra como não devemos julgar alguém sem antes conhecê-la melhor e buscar saber do seu passado. Como diz o Mágico de Oz na música “Wonderful”, o que a História diz de alguém é tão somente o rótulo que o inconsciente comum da sociedade está predisposto a manter.
Além de tudo, Wicked é um musical bem cantado, bem produzido, bem elaborado, colorido, iluminado, as fantasias e coreografias são incríveis. As suas músicas são lindas, e nos mostram o valor de acreditar na nossa capacidade de superar as adversidades.

Atualmente as Bruxas de Oz são interpretadas por Mandy Gonzalez (Elphaba) e Katie Rose Clarke (Glinda). Apesar de seu talento incrível, ninguém consegue esquecer as talentosíssimas Idina e Kristin, que até hoje são o sweetheart da Broadway e da mídia por causa dos anos que dividiram os palcos interpretando Elphaba e Glinda respectivamente. Vide “Glee”, que faz menções fantásticas às carreiras de ambas. Indina fez também Maureen em “Rent” e Amneris em “Ainda” e Kristin se consagrou, dentre outros papéis, na série “Pushing Daysies”, que lhe rendeu um Emy por sua personagem Olive Snook. Atualmente é jurada do American Idol.
“Wicked” rende mais de US$ 1 milhão por semana na Broadway e já levou ao teatro mais de 2,2 milhões de pessoas. Há boatos sobre uma versão cinematográfica, mas nada confirmado até agora (talvez Adam Lambert como Fyero e Lea Michelle como Elphaba).
Se quiser conhecer um pouco mais desse incrível musical, acesse o site oficial clicando AQUI. E para encerrar coloco um pequeno trecho desse musical, umas das músicas que mais adoro: Defying Gravity.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí? O que achou?

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...