terça-feira, 23 de agosto de 2011

Mulheres Fodas da Ficção #2


Arqueóloga, Exploradora, Burguesa, Condessa.. Todas essas denominações podem ser atribuídas a nossa heroína Lara Croft. Lara é geralmente apresentada como uma inteligente, atlética e às vezes imprudente inglesa de nobre origem que viaja pelo mundo em busca de artefatos inestimáveis. Conhecida como arqueóloga e aventureira, ela frequentemente se aventura em antigas, e muitas vezes perigosas, tumbas e ruínas. Além de armadilhas e quebra-cabeças, Lara encontra uma variedade de inimigos, incluindo rivais, gângsters, animais perigosos (incluindo dinossauros), criaturas lendárias e seres sobrenaturais. A natureza fantástica de suas aventuras arqueológicas tem recebido comparações com Indina Jones.
Lady Lara Croft é uma personagem fictícia da série de videogame Tomb Raider. Criada por Toby Gard também apareceu em quadrinhos, romances e uma série de curtas de animação, e foi interpretada (para não dizer eternizada) por Angelina Jolie nos dois filmes.
A história de Lara atualmente possui duas linhas quase distintas, devido aos reboots feitos e as mudanças na empresa de games que produziam os jogos. A primeira continuidade foi criada pela Core Design, e engloba os seis primeiros jogos de Tomb Raider. A segunda e atual continuidade foi introduzida pela Crystal Dynamics pela reinvenção em série em Tomb Raider: Legend. As duas continuidades foram criada com a participação de Toby Gard. Além disso, os filmes e os quadrinhos de Lara Croft apresentam numerosas diferenças das continuidades do game.
Na primeira continuidade, Lara é filha do Lord Henshingly Croft e foi criada como uma aristocrata cercada de riqueza e luxo. Aos 21 anos de idade, ela foi a única sobrevivente de um naufrágio próximo à costa do Japão e foi obrigada a confiar no seu juízo para permanecer viva. O incidente a mudou e a inspirou a abandonar sua vida de conforto e segurança em favor de viajar ao redor do mundo sozinha. Isto a levou a ser livre da família.
Em Tomb Raider: The Last Revelation vemos Lara aos 16 anos acompanhando um famoso arqueólogo chamado Werner Von Croy em uma expedição ao Cambodia. Os eventos criaram um fosso entre eles, mas também alimentou o interesse de Lara em civilizações antigas e artefatos. De acordo com a estátua memorial apresentada em Tomb Raider Chronicles, Lara nasceu em 1968, 28 anos antes de seu primeiro game (lançado em 1996).
A segunda continuidade apresenta uma diferença no passado. Muitas sequências de flashback em Legend mostram como Lara, aos 9 anos, sobreviveu a um acidente de avião no Himalaia que levou ao misterioso desaparecimento (e a morte presumida) de sua mãe, Amelia Croft. Lara então, de alguma forma, conseguiu sobreviver em uma jornada de dez dias para Kathmandu onde ela foi capaz de contatar seu pai, Richard Croft.
Lara passou o resto de sua infância sob o olhar atento de seu pai, um arqueólogo que permitiu Lara acompanhá-lo em expedições arqueológicas. Legend e Underworld fortemente implicam que a maior parte, se não todas, dessas expedições foram conduzidas para descobrir o que aconteceu com a mãe de Lara. Aos 18, quando seu pai morreu sob circunstâncias desconhecidas, Lara herdou os estados Croft com o título "Condessa de Abbingdon".
Ao longo de suas variadas aventuras, Lara descobriu os mais raros artefatos entre eles a Excalibur, Adaga de Xian, Mascara dourada de Tornarsuk, Amuleto e Armadura de Horus, A Pedra Filosofal, Lança do Destino, Bestiário, etc..
Lara Croft é considerada tanto pelos críticos como pelos fãs um dos personagens de game mais importantes na cultura pop e a mais famosa personagem do sexo feminino do video game, como listada pelo The Guinness Books of World Records. Lara apareceu em muitas propagandas de Lucozade durante o final dos anos 90, e foi garota cover da revista de estilo popular The Faze em 1997. Além disso, o escritor Douglas Coupland dedicou um livro a ela, analisando o efeito dela na cultura pop.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí? O que achou?

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...